projeto Óbidos Changemakers

Óbidos Hub lança novo programa: Óbidos Changemakers

A Óbidos Hub tem o compromisso de estimular a participação dos jovens no concelho de Óbidos. A baixa taxa de voluntariado nessa faixa etária é um problema na região. Foi neste sentido que se criou Óbidos Changemakers, um programa que pretende criar grupos de jovens agentes de mudança positiva.

Portugal é um dos países da União Europeia com piores índices de participação voluntária. Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE) a taxa de voluntariado em 2018 foi de apenas 7,8%, tendo cerca de 695 mil pessoas da população residente, com 15 ou mais anos, participado em, pelo menos, uma atividade formal e/ou informal de trabalho voluntário. A maioria das pessoas voluntárias (11,3%) tinham idade compreendidas entre os 15 e os  24 anos.

A Óbidos Hub procurou entender qual era a realidade em Óbidos, através da nossa investigação de campo aos Jovens de Óbidos. Verificando-se que a baixa adesão ao voluntariado estava em consonância com os dados indicados no INE. 

Constatou igualmente, no Encontro Criativo, junto das organizações do terceiro setor de Óbidos, que existe um interesse e mesmo uma necessidade de incluir jovens nas suas iniciativas, com uma participação mais ativa. O envelhecimento dos órgãos sociais é outra preocupação das associações e sublinha a necessidade de renovação geracional. Essa renovação geracional atinge também elementos fundamentais para criação de vínculos com a comunidade. Tradições e costumes importantes para identidade cultural perdem aderentes anualmente.

Foi neste sentido que a equipa da Óbidos Hub, inquieta socialmente por natureza, desenvolveu o  Óbidos Changemakers. Um programa que procura colmatar esta realidade em Óbidos.

Grupo Jovens - Óbidos Hub

Grupo de 24 jovens do 12.º ano da Escola Básica e Secundária Josefa de Óbidos.

Este programa terá  início em novembro e contará com a participação de um grupo de 24 estudantes, finalistas na Escola Básica e Secundária Josefa de Óbidos. Estes jovens demonstraram interesse em fazer parte deste programa e tornarem-se agentes de mudança ativa.

O Óbidos Changemakers é um programa direcionado aos jovens do município de Óbidos. Semanalmente serão trabalhados temas em co-criação como: desenvolvimento de campanhas sociais, angariação de fundos, marketing social, voluntariado e carreira profissional. Neste percurso procuram-se também resolver problemas concretos de associações, motivando novas relações.  

O programa também inclui uma fase de formação específica, orientada para o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens, promovendo competências de empatia, liderança, trabalho de equipa, comunicação direcionada a diferentes públicos, entre outras.

Tanto os jovens como as associações envolvidas neste programa são associados da Óbidos Hub, promovendo-se assim relações estáveis de colaboração e potencial emprego.

Se és jovem e procuras uma oportunidade de participação ativa na comunidade contacta-nos para obter informação sobre o programa Óbidos Changemakers.

Se representa uma associação e procura uma participação mais ativa dos jovens nas suas iniciativas, junta-te a nós, envie-nos um email, estamos prontos a ajudar.

Acompanha as atividades que estão a ser desenvolvidas com os jovens em conjunto com as associações e empresas do concelho, no Facebook e Instagram da Óbidos Hub. 

960 639 Óbidos Hub

Newsletter

    Aceito receber notícias e ofertas da Óbidos Hub.

    Comunicar e partilhar para ir mais além.
    Recebe as nossas novidades, programas e afins!

    Start Typing
    Nosso site usa cookies, principalmente de serviços de terceiros. Defina suas preferências de privacidade e / ou concorde com nosso uso de cookies.