Encontro Criativo Obidos Hub

Encontro Criativo da Economia Social em Óbidos

Decorreu no dia 23 de outubro, entre 10h e as 12h, o Encontro Criativo da Economia Social de Óbidos no Espaço Ó Gaeiras. O objetivo deste encontro foi identificar de forma colaborativa as necessidades fundamentais sentidas pelas entidades da região de Óbidos. Assim como, apresentar aos participantes instrumentos estratégicos de diagnóstico organizacional. 

Este Encontro Criativo foi proposto pela Óbidos Hub. A Óbidos Hub é uma associação que tem o compromisso com a dinamização social da região de Óbidos. E pretende ser uma referência na promoção de uma economia circular do conhecimento.

O Hub dispõe-se a ser a plataforma que conecta diversas partes interessadas do setor social, empresarial e civil no âmbito de Óbidos. Para isso conta com uma equipa altamente capacitada e disposta a partilhar conhecimento em prol desta construção coletiva.

O fundador da Óbidos Hub, Marco Serpa, é mestre em Marketing e tem participação ativa em diversos cursos e percursos sociais nos âmbitos nacionais e internacionais. Neste encontro reuniu os parceiros locais para realçar a existência de problemas comuns entre as entidades presentes.  A sessão foi dinamizada pela Dra. Clara Rodrigues, mestre e especialista em avaliação de projetos sociais. Assim como acompanhada pela Dra. Irene Ciccarino, professora de gestão e investigadora na área de empreendedorismo social. 

Obidos Hub - Encontro Criativo

Encontro Criativo da Economia Social de Óbidos

Neste  Encontro estiveram presentes sete entidades do terceiro setor do concelho de Óbidos. Onde, pela dinamização da Associação Óbidos Hub, tiveram oportunidade de discutir os fatores que dificultam o alcance de impacto. Bem como sugerir algumas estratégias para os colmatar. 

Foram identificados alguns desafios comuns que podem se beneficiar das sinergias entre as entidades da economia social, a comunidade e a franja empresarial de Óbidos. Dos quais se destacam as dificuldades de envolvimento da sociedade com as causas coletivas, com a consequente subutilização de espaços. Bem como a modernização dos serviços prestados.

Principais dificuldades identificadas pelas organizações

1 – Envolvimento da população

  • Envelhecimento da população e perda das tradições que fomentavam a participação ativa na comunidade (associações recreativas fechadas, antigos pontos de encontro abandonados)
  • As reformas chegam mais tarde na vida
  • Famílias menores e que acumulam funções de cuidado. As crianças chegam mais tarde na vida dos adultos quando estes têm que cuidar também dos pais idosos
  • Dificuldades da vida contemporânea que dificultam reservar tempo para as ações não remuneradas.
  • Limitações dos estatutos e legislações para a  remuneração de quadros nas instituições da economia social (profissionalização) 

2 – Captação de utentes (atratividade e sensibilização)

  • Estigmas e ideias preconcebidas que afastam o público em geral das instituições
  • Dificuldades de sensibilizar as pessoas e divulgar os benefícios oferecidos
  • Ruturas das redes comunitárias devido à Pandemia de Covid-19

3 – Desafios da oferta de serviços

  • Dificuldades relativas a conciliar os horários de funcionamento com a necessidade dos utentes, tendo em conta os recursos disponíveis.
  • Dificuldade de renovar os quadros das organizações (atrair talentos e retê-los)
  • No caso dos idosos, devido a estigmas e ideias preconcebidas, muitas vezes a família recorre tarde aos serviços oferecidos. Assim o utente chega mais debilitado e precisa de mais atenção. 
  • Dificuldade de valorizar os serviços oferecidos e de comunicar de maneira efetiva os benefícios para os utentes  
  • Limitações dos estatutos e legislações para a  remuneração de quadros nas instituições da economia social (profissionalização)
  • Falta de perceção ou perceção equivocada sobre a potencial sinergia com a franja empresarial

4 – Oportunidades

  • Regresso de jovens devido à Pandemia de Covid-19
  • Aumento do número de estrangeiros a fixar morada em Óbidos

5 – Não mencionada pelas associações, mas que concordaram depois

  • Incluir os jovens de maneira produtiva (estágios, voluntariado de competências)
  • Criar parcerias na economia social para aproveitar oportunidades e mitigar pontos fracos
  • Criar parcerias na economia social para aproveitar editais de financiamento 
  • Criar parcerias na economia social para viabilizar serviços 
  • Identificar e explorar parcerias com empresas
  • Necessidade do diagnóstico organizacional 

Deste Encontro saíram algumas possibilidades de colaboração entre as organizações, que serão agora exploradas noutras iniciativas da Óbidos Hub. Esteja atento aos novos projetos desenvolvidos pela Óbidos Hub.  

Encontro Criativo da Economia Social de Óbidos

Encontro Criativo da Economia Social de Óbidos

Outro importante consenso foi a importância da inclusão dos jovens de uma forma mais produtiva. Como, por exemplo, através de estágios ou voluntariado de competências, resultantes da criação de parcerias na economia social. Essa dinâmica beneficia a inclusão produtiva no sentido de capacitação e inserção no mercado de trabalho. Assim como é favorecida pela existência de editais de financiamento e parcerias com empresas. 

Foi neste sentido que durante o Encontro a equipa do Óbidos Hub evidenciou a importância do diagnóstico organizacional. Demonstrado o facto de esta ser uma ferramenta fundamental para explorar essas oportunidades e conferir transparência ao processo.

A satisfação dos participantes deste evento foi analisada pela Óbidos Hub, através da  metodologia NPS (Net Promoter Score). Trata-se de uma ferramenta estratégica criada em 2003 por Fred Reichheld. Através desta ferramenta foi verificado uma elevada satisfação dos participantes com este Encontro Criativo. Atingindo-se um NPS igual ou superior a 9 numa escala de 0 a 10.

A Óbidos Hub está empenhada em apoiar as entidades do terceiro sector do concelho de Óbidos. Por isso, se também faz parte de uma entidade do terceiro sector no concelho de Óbidos e se identifica com estas ou outras dificuldades, contacte a Òbidos Hub

Para que o apoio da Óbidos Hub seja mais eficaz, foram criados planos de sócio distintos para os diferentes beneficiários. Ser sócio da Óbidos Hub significa, acima de tudo, pertencer à comunidade, consciente, preocupada com o crescimento coletivo e que pretende desenvolver impacto social e ambiental na região. Saiba mais sobre os planos de sócio disponíveis aqui.

500 262 Óbidos Hub

Newsletter

    Aceito receber notícias e ofertas da Óbidos Hub.

    Comunicar e partilhar para ir mais além.
    Recebe as nossas novidades, programas e afins!

    Start Typing
    Nosso site usa cookies, principalmente de serviços de terceiros. Defina suas preferências de privacidade e / ou concorde com nosso uso de cookies.