Foi feita uma Investigação de Campo, por parte da Óbidos Hub, em abril de 2021, para compreender quais os fatores e as motivações que causam um baixo nível de voluntariado jovem em Óbidos. A investigação foi feita através de entrevistas profundas a vários jovens residentes no concelho de Óbidos, com idades compreendidas entre os 16 e os 25 anos.
Pretendeu-se com esta investigação de campo dar respostas a diversas questões, tais como:
– Qual a perceção que os jovens têm sobre a importância do voluntariado na comunidade?
– Quais os interesses e motivações dos jovens em Óbidos?
– Que fatores incentivariam os jovens a desenvolver competências pessoas e profissionais?
– Qual a atratividade do sector social e solidário para os jovens de Óbidos?
Relativamente à perceção que os entrevistados detêm da importância do voluntariado numa comunidade os dados sugerem que não existem influências familiares nem escolares para a prática do voluntariado junto dos jovens. Além disso, verificou-se que o voluntariado não é uma atividade particularmente interessante para os jovens, apesar de reconhecerem a importância que a mesma tem na resposta às necessidades da comunidade. Contudo, apesar da falta de instrução e influência sobre o voluntariado, os jovens demonstraram intenção de colaborarem em práticas de voluntariado no futuro, visto que reconhecem os seus benefícios, tanto para a comunidade como para o seu desenvolvimento pessoal.
No que respeita os interesses e motivações, foi verificado que independentemente de a maioria dos jovens entrevistados não demonstrarem interesse em trabalhar em causas sociais e ambientais em Óbidos, foram referidas motivações e interesses que tanto são atividades que costumam desenvolver nos seus tempos livres, ou que lhes dão mais prazer fazer, e que seriam uma base, para oferta de atividades de voluntariado para atrair mais jovens. Foram igualmente identificados interesses de desenvolvimento de competências pessoais e profissionais, como, por exemplo, programação de jogos, elaboração de apresentações digitais, desportos aquáticos e aprender novas línguas, que poderiam fazer parte das ofertas das associações, dado que os jovens não identificam ofertas das mesmas.
Ao questionarmos aos entrevistados sobre que fatores incentivariam os jovens a desenvolver competências pessoais e profissionais, verificou-se que reconheceram os benefícios de desenvolver competências pessoais e profissionais, por experiências anteriores, e que estão interessados em aumentar os seus conhecimentos. Além disso, mesmo que a maioria não tenha estado envolvida em ações de voluntariado, consegue identificar competências que podem ser adquiridas nessas ações de voluntariado. E referem que se existissem ações que fosse ao encontro dos seus interesses certamente se envolveriam, porque estariam a criar mais oportunidades e simultaneamente contribuíram para ajudar a comunidade de Óbidos.
Por último, questionados sobre qual a atratividade do sector social e solidário, os entrevistados referiram que a falta de comunicação existente não vai ao encontro dos interesses dos jovens, o que levou a que os jovens entrevistados referissem que Óbidos não tem um sector social e solidário atrativo. Ainda assim, não deixaram de referir que deveria haver uma maior divulgação das ações e que processo de recrutamento de voluntariado deveria ser mais bem divulgados e acessíveis. Destaca-se que para incentivar o voluntariado dos jovens é necessário um espaço que ofereça abertura para exposição e validação das suas ideias.
A Óbidos Hub pretendeu com este estudo, identificar as causas da fraca adesão dos jovens de Óbidos ao voluntariado, para implementar ações de voluntariado mais atrativas e com maior taxa de sucesso.
Tens entre 16 e 25 anos e não fizeste parte desta investigação e queres partilhar a tua opinião, tens aqui a tua oportunidade.
Clica aqui para saberes mais sobre o trabalho que a Óbidos Hub pretende desenvolver, e como pretende impulsionar a Inovação Social diretamente na comunidade. Para mais novidades não te esqueças de seguir a Óbidos Hub e segue-nos nas redes sociais.