O conceito da Aprendizagem-Serviço surgiu da carência de ligação entre os processos educativos (no sistema de educação formal) e o contexto prático. Apesar da Aprendizagem-Serviço aparecer, muitas vezes, relacionada a estágios incluídos nos planos curriculares, existe uma diferença.
A Aprendizagem-Serviço implica a realização de um serviço para a comunidade através de um processo de acompanhamento académico, de avaliação e reflexão. Ou seja, nos processos de Aprendizagem-Serviço é aplicado (ativamente) aquilo que está a ser aprendido no desenvolvimento de soluções que respondem às necessidades da comunidade. Resumidamente, podemos definir a Aprendizagem-Serviço como um método de ensino e formação que destaca tanto a aprendizagem académica, que ocorre na sala de aula, como o desempenho de um serviço voluntário em favor das necessidades assinaladas na comunidade circundante.
A grande vantagem da Aprendizagem-Serviço é ser uma forma de pedagogia que liga a parte académica à prática. Visto que, a teoria das aulas tradicionais passam a ter um novo significado quando a pessoa aprende e experimenta no mundo real os conhecimentos adquiridos. Mas a Aprendizagem-Serviço promove abundantes vantagens, quer para as entidades educativas, como para as pessoas que estão a estudar, assim como para a comunidade em geral.
Vantagens da Aprendizagem-Serviço para as instituições e sistemas educativas:
Através da Aprendizagem-Serviço as instituições educativas passam a relacionar-se mais com a comunidade, contribuindo para aliviar as necessidades urgentes da sociedade, ao evidenciar a cooperação, a cidadania democrática e a responsabilidade moral.
Por outro lado, a forma como compreendemos os processos de aprendizagem pode ser transformada de maneira a facilitar a experiência prática através da Aprendizagem-Serviço. Além disso, a instituição educativa (ex: escola ou faculdade) pode estabelecer um melhor contacto com o mercado de trabalho
Vantagens da Aprendizagem-Serviço para estudantes:
A Aprendizagem-Serviço transforma a sua visão do mundo e permite que desenvolvam melhores estratégias de resolução de problemas e soluções inovadoras. De uma forma resumida a Aprendizagem-Serviço contribui para o desenvolvimento pessoal e interpessoal, para o desenvolvimento académico e cognitivo. Ao mesmo tempo, os estudantes passam a conhecer melhor a comunidade e estabelecem redes de contactos, que lhes permitirão desenvolver percursos de carreira.
Vantagens da Aprendizagem-Serviço para a comunidade:
A Aprendizagem-Serviço incentiva ao voluntariado contribuindo para o aumento da participação cívica ao promover o aperfeiçoamento da comunidade. Além disso, desenvolve novas gerações com interesse nas suas questões e problemas, e reforça os laços sociais e relacionamento intergeracional. Através do trabalho comum e em equipa, aumenta a participação dos membros das comunidades no processo democrático, e por fim, melhora a coexistência entre todos os cidadãos. A comunidade torna-se mais resiliente e autónoma na resolução de problemas e aumenta a sua capacidade de inovação nas soluções.
A Aprendizagem-Serviço não é nem voluntariado, serviço comunitário, estágio, ou trabalho de investigação. O Voluntariado é um ato de serviço executado de livre vontade sem uma expectativa de recompensa, e a natureza é geralmente altruísta. A Aprendizagem-Serviço e o Voluntariado diferem pela ausência de aprendizagem académica explícita e sistematizada no segundo. Além disso, o voluntariado e o serviço comunitário realçam o serviço prestado, isto é, a pessoa beneficiária é destinatária do serviço. E por outro lado os estágios ou trabalhos de investigação dão maior ênfase à aprendizagem do estudante, mesmo que este possa fornecer serviços valiosos, o objetivo é fornecer a essa pessoa uma experiência prática para possa atingir os seus objetivos educacionais.
Deste modo, a Aprendizagem-Serviço difere destes conceitos uma vez que aplica o mesmo foco para a aprendizagem e objetivos do serviço. Além disso, na Aprendizagem-Serviço existe uma necessidade de um contexto académico e/ou de formação, e é projetada para que os objetivos do serviço e da aprendizagem sejam mutuamente reforçados.
Portanto, a comunidade tem uma grande importância na Aprendizagem-Serviço, e além disso é uma metodologia que enaltece o processo de aprendizagem. Já imaginou se esta metodologia de Aprendizagem-Serviço pudesse ser incluída no processo de formação/aprendizagem de pessoas do concelho de Óbidos? E as vantagens que isso iria trazer na melhoria da nossa na comunidade?
Confirma as ofertas de Aprendizagem-Serviço que a Óbidos Hub tem e que estão à tua espera. Visita neste LINK.
Esteja atento e aproveite para subscrever a nossa newsletter aqui.