A sigla ESG de Environmental, Social and Corporate Governance, significa em português práticas de Gestão Ambiental, Social e Corporativa, que devem ser adotadas pelas empresas de Óbidos para que as mesmas possam tirar o maior partido das suas mais-valias. Vamos explicar porquê.
Os critérios da ESG dividem-se em 3 grupos: ambientais, sociais e de gestão corporativa. Os ambientais demonstram a forma como a empresa atua em relação a problemas ambientais. Os sociais referem-se à forma como as empresas se relacionam com os seus diferentes públicos. E por último, os critérios de gestão corporativa estão relacionados com as próprias políticas empresariais e a gestão da empresa. São estes três critérios que permitem verificar a saúde lucrativa e financeira de uma empresa, assim como a sua consciência a nível ambiental e social.
Mas vamos falar um pouco mais sobre os critérios sociais, o S da EGS, e como os podemos identificar nas empresas. Enquanto algumas empresas tratam do S do ponto de vista da Responsabilidade Social (ações dirigidas a públicos externos, normalmente vulneráveis), outras optam por dar mais foco ao clima/ cultura interno da empresa, incluindo a ações que melhoram a satisfação dos colaboradores. Independentemente da forma de atuação da empresa, o importante é que a mesma atue de forma estratégica para alcançar impacto social positivo nos seus públicos de interesse.
Nos últimos anos o conceito de Social da ESG, passou a ser um dos mais importantes no mundo empresarial e isso ocorreu devido a diversos fatores.
Um deles foi o facto do posicionamento socialmente responsável das empresas passar a influenciar bastante o comportamento de compra do consumidor. Segundo um artigo publicado pela Harvard Business Review, cerca de 50% dos consumidores já estão dispostos a pagar um valor mais alto por produtos que tenham impacto social e ambiental positivos.
O portal Statista, refere que a pandemia em que vivemos atualmente provocou uma transformação na noção do conceito ESG, sendo que as empresas passaram a dar mais importância ao ESG, repensaram a forma como o aplicavam, e passaram a atribuir uma maior importância à componente social.
Outro motivo foi o facto de atualmente os públicos de interesse de uma empresa já não serem apenas os potenciais clientes e os parceiros comerciais, mas também todos os que criam impacto positivo na gestão da empresa e vice-versa. Portanto, as empresas que praticam o lado Social da ESG compreendem a relevância de apoiar e estimar o seu capital humano, desde clientes, fornecedores, parceiros, concorrentes, a comunidades locais e colaboradoras.
As empresas que se posicionam como agentes de impacto social verificam vantagens no desempenho do negócio, no relacionamento com o cliente e na reputação e valor da sua marca. Segundo um relatório publicado pela EY-Parthenon, 90% dos investidores institucionais não consideram investir em empresas que não incluam os critérios da ESG no seu modelo de negócio.
No webinar “O essencial do Framework ESG e a sua relevância para o Ecossistema Empresarial”, promovido pela Grace em julho de 2021, a presidente afirmou que “os critérios ESG não são algo para amanhã, temos de começar a trabalhá-los já. Failure to adapt may mean failure to exist”.
Resumindo, a tendência do mercado é que empresas que não demonstrem preocupações ambientais e sociais sejam rejeitadas visto que os consumidores cada vez mais valorizam estes aspetos no processo de tomada de compra de um produto/serviço. Portanto, as empresas que procurem continuar a ter sucesso no futuro deverão adaptar-se a estas mudanças e adotar os critérios ESG, para que passem a fazer parte da sua cultura empresarial, sob pena de serem rejeitadas por clientes, investidores, parceiros e, mesmo, colaboradores.
Ajudar as empresas sediadas no concelho de Óbidos a ter uma maior expressão nas ações de responsabilidade social na comunidade, é um dos objetivos da Óbidos Hub.
A Óbidos Hub está disponível para aconselhar as empresas locais a implementar boas práticas sociais e ambientais. Necessita de ajuda na implementação de ações sociais na sua empresa e não sabe por onde começar? Contacte a Óbidos Hub.